HISTÓRICO

As origens da Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette estão relacionadas à criação da Companhia Siderúrgica Nacional no município de Tubarão, na década de 1960. A instituição nasceu em 1967 sob a forma de um educandário com curso ginasial, denominado Ginásio Assunção, cujo objetivo era atender as filhas dos operários. O educandário funcionou por cerca de 5 anos e encerrou suas atividades por conta das dificuldades financeiras e pouca procura por matrículas.

A estrutura foi vendida ao Estado de Santa Catarina que inaugurou, em 3 de março de 1974, denominada de Escola Básica Plácido de Castro, atendendo o Ensino Fundamental, transformando-se, em 19 de março de 1976, em Colégio Estadual Dr. Otto Feuerschuette. Atualmente, a escola oferece Ensino  Médio, além dos cursos profissionalizantes , Magistério – com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais, Ensino Médio, Técnico em Química e  o Curso Pós Médio “Técnico em Meio Ambiente”.

A unidade escolar presta atendimento a uma clientela oriunda do próprio município e de municípios vizinhos – Tubarão, Gravatal, Laguna – representada por uma renda familiar de até dois salários mínimos. Apesar de subsídios governamentais garantirem a presença de grandes empresas na região, ainda é grave a situação de desemprego ou subemprego em que vive a população.

É justamente com o objetivo de atender à demanda de novos empregos a partir da instalação destas empresas, que a instituição preocupa-se em oferecer aos alunos cursos profissionalizantes, como o  Técnico em Química,  Técnico em Meio Ambiente  e  Magistério Educação Infantil e Séries Iniciais.

Para que o trabalho seja realizado com excelência, os profissionais atuantes na unidade escolar são graduados e pós-graduados – em nível latu e strictu sensu. A efetiva participação destes professores e gestores faz com que o Colégio Dr. Otto Feuerschuette seja referência no que concerne à Educação Básica do Estado.

Atualmente, a escola dispõe de um laboratório de informática equipado com 23 computadores conectados à internet, um laboratório de química e um laboratório Auto-Labor equipado. No entanto, para que se atenda à comunidade escolar e local, bem como aos objetivos deste projeto, faz-se necessária a ampliação desta estrutura.

Além disso, as instalações  são apropriadas para o desenvolvimento de atividades educativas e de lazer junto à comunidade escolar e local, tais como ginásio de esportes, espaço poliesportivo Professor Vânio Espíndola, dança, treinos e competições desportivas, aulas de reforço,  entre outras.

Pretende-se ampliar tanto a estrutura quanto o campo de atuação da Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette por meio de parcerias com universidades e centros de integração, trabalho voluntário e programas de apoio à educação no município, no estado e no país.

Considerando que, apesar das dificuldades, esta unidade escolar coloca-se como referência de educação básica na região da Amurel, graças ao esforço conjunto de seu quadro funcional e da comunidade em que está inserido, faz-se de fundamental importância que esta célula do ensino estadual receba atenção apropriada do governo a fim de seguir com suas melhorias em prol do desenvolvimento dos cidadãos e do próprio município de Capivari de Baixo.

Desde o ano de 2003,  a gestão da Unidade Escolar é composta por: Maria Anice Motta Florentino, Salete Mendes Pereira, Aguinaldo da Silva Vieira, Bruna dos Santos Ceolin e Elizangela de Andrade Martins.

            Sendo esta escola estadual, uma instituição que atende especificamente o Ensino Médio, e tendo em vista os cursos técnicos oferecidos, podemos citar que a mesma conta com uma Sala Informatizada.


            No mundo tecnológico que vivemos hoje, uma Unidade Escolar deste porte, assim como qualquer outra instituição, não pode atuar somente com uma educação de maneira tradicionalista.



VISITANTES
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management